Entrevista: Clara Arreguy



1- O que seu livro significa para você? O livro já mudou de alguma forma a sua vida?

Tempo Seco foi meu terceiro livro publicado, o primeiro ambientado em Brasília, cidade para onde me mudei em 2004 e que, de certa forma, mudou a minha vida. Nele, consigo discutir muitos assuntos e, sobretudo, contar histórias, que é o que eu mais gosto de fazer. Mas ele me fez pensar e acho que também leva o leitor a pensar. E isso é fantástico. Adoro esse livro, ele me “apresenta” pra muitos leitores de todo o Brasil, conjugando minhas características pessoais de romancista e jornalista. 



2-Como se sente quando vê que as pessoas estão gostando do seu trabalho?

 É o sonho de todo escritor. Escrevi esse livro há cerca de 10 anos, não sabia para quem exatamente ele se dirigia, e hoje vejo que jovens bem mais novos que eu leem e gostam. Me dão retorno de que não gostavam de política, mas aprovaram a maneira como abordo o tema. Alguns confessam que tiveram preconceito antes de ler, mas que se surpreenderam com o resultado. Repito: é o sonho de quem escreve, ser lido, compreendido e apreciado. 

3- Qual foi a emoção de ter seu primeiro livro publicado? 

Foi como o nascimento de um filho. Meu primeiro romance a sair, Segunda Divisão, fala de outro tema que me é muito caro, o futebol, e o faz também com as verves de jornalista e romancista. Vê-lo pronto, lindo e aprovado pelos leitores me encheu de emoção. Hoje, com 11 livros já publicados, renovo essa emoção a cada novo filhote que fica pronto. São mesmo como extensões da gente. 

4- Qual seria sua maior "dica" para quem quer começar a escrever "profissionalmente"? 

A dica número um é sempre a mesma: leia, leia, leia. A leitura nos alimenta, ensina, educa, estimula. E escreva, escreva, escreva. O exercício da escrita aprimora o resultado do que a gente faz. Peça palpite, ouça com humildade as críticas, aceite ajuda. Uma boa revisão te ajuda a submeter seu texto a uma editora com mais chances de aprovação. Uma leitura crítica vai te apontar onde melhorar seu trabalho. 

5- Quais são os seus próximos planos literários? Tem algum projeto em andamento que possa revelar? 

Tenho dois em andamento. Para crianças, meu segundo livro (o primeiro, que saiu este ano, foi Oit Labina). O título desse segundo é A Partida da Sorte. E um novo romance para jovens e adultos, chamado 1974, e que deve sair também em 2017. 

Por favor, deixe os seus contatos:

 Meu site Aqui. Não está 100% atualizado, mas contém muita informação.
 Estou no Facebook como Maria Clara Arreguy Maia, Aqui , e como Outubro Edições (nome da minha editora) Aqui . Eu e a Outubro estamos também no Instagram (o meu é o Clarreguy). E meu e-mail é clarreguy59@gmail.com. Visitem-me, façam contato, ficarei super feliz!

Então foi isso leitores,espero que tenham gostado!

5 comments

Luiza 14 de novembro de 2016 13:54
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiza 14 de novembro de 2016 13:54

Adorei conhecer a autora por essa entrevista.
Bjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

Pandora 14 de novembro de 2016 15:29

Que legal você nos apresentar a autora! Não conhecia, mas a gente ler blogs para isso néh?!?! Conhecer mais autoras/autores e livros interessantes!

#DoQueEuLeio

Luiza Helena Vieira 15 de novembro de 2016 04:29

Oi, Maria!
Adorei conhecer a autora. Realmente publicar um livro deve ser como ter um filho mesmo
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária

Bia Gonçalves 18 de novembro de 2016 04:13

Oi amore! Vim conhecer seu cantinho, parabéns pelo trabalho (já estou seguindo também).
Adorei a entrevista ♥
Beijos
http://lua-literaria.blogspot.com.br/

Postar um comentário