Oii gente, hoje eu vim conversar com vocês sobre um livro lido recentemente, que traz uma história emocionante, com personagens realmente resistentes e esperançosos que passaram pelo sofrimento, aflição, angústia e tortura do Holocausto.
'' Livros nunca me levaram na direção errada. Parecia tolice tentar sobreviver sem os conselhos deles ao meu lado. ''
Foram feitas de uma só vez, Stasha não era capaz de imaginar qualquer coisa grandiosa do que aquele útero que compartilhava com Pearl, sua irmã gêmea mais velha 10 minutos, mas esse tempo bastava para saberem como eram diferentes.
Elas não viam, por isso achavam que já conheciam o pior. Elas não podiam imaginar a enormidade de sofrimento que era Auschwitz, ou como podia ser através do imaginativo e calculista, como mostravam para um aldeia inteira a cara da morte, de uma tacada só.
Auschwitz foi o maior campo de concentração de todos aqueles criados pelo regime nazista. Nele havia três campos principais, de onde os prisioneiros eram distribuídos para trabalhos forçados e, por um longo período, um deles também funcionou como campo de execuções. Em Auschwitz I O campo serviu mais para utilização do trabalho forçado dos prisioneiros, mas foi nele que os nazistas testaram a primeira câmara de gás. Em Auschwitz II o objetivo principal era efetivamente o do extermínio. É este o campo mais conhecido pelas pessoas e onde mais se matou pessoas. E Auschwitz III, o terceiro entre os três principais, fui utilizado especialmente para trabalho escravo.
'' Vendo aquele caos da janela da enfermaria imaginei se uma bala ou um grito seria capaz de furar o céu. ''
As irmãs Stasha e Pearl foram levadas para o zoológico. As coisas andavam tão ruim naquele lugar que até a imaginação das crianças que foram obrigadas a viverem ali, haviam abandonado e piadas naquela região eram sofrimento.
Stasha insistia para Pearl que elas precisavam se preparar para a vida que teriam quando a guerra terminasse, mas ela não sabiam se realmente aquela guerra ia acabar tão cedo. O zoológico de Mengele, do Josef Mengele conhecido como Anjo da Morte, tinha cobaias favoritas; gêmeos, e era lá que Stasha e Pearl viviam, mudaram muitas coisas para as irmãs, elas, e todas aquelas crianças foram levadas para suportar a dor e os horrores de experimentos cruéis.
Mas, após o desaparecimento de Pearl, Stasha passa a desacreditar, mas movida pela esperança, se nega a aceitar que sua irmã esteja morta. E é a partir dai que entra em uma jornada em busca do que lhe foi roubado de si mesma.
'' Ela precisava viver por ela mesma. Era isso que aquele sofrimento todo me dizia. Eu não sabia se ela era a mais forte ou a mais bem-aventurada de nós duas. Só sabia que ela precisava viver. ''
Resistência é o que realmente define todas as pessoas que foram levado aos campos de concentração e extermínio e todos os personagens desta história. A esperança é algo que prevalece nos corações das pessoas e foi inesquecível essa grande jornada e essa grande obra. Uma história intensa onde cada parágrafo escrito por Affinity Konar faz valer a pena.
Essa obra é inspiradora e nos faz pensar em tudo o que temos hoje, será que estamos mesmo gastando o nosso tempo com pessoas e coisas que valem a pena? A resposta para tudo você irá encontrar se parar e entender que existe muitas outras coisas mais importantes, como felicidade e paz interior. Resistência é um livro que todos deveriam realmente ler, indico muito para vocês!
Essa obra é inspiradora e nos faz pensar em tudo o que temos hoje, será que estamos mesmo gastando o nosso tempo com pessoas e coisas que valem a pena? A resposta para tudo você irá encontrar se parar e entender que existe muitas outras coisas mais importantes, como felicidade e paz interior. Resistência é um livro que todos deveriam realmente ler, indico muito para vocês!
Lidos 2018: 51
ONDE COMPRAR:
0 Comentários