A pulverulência que mata até as livrarias!


Antecedente a Pandemia global causada pelo COVID – 19, já era crítica a situação financeira das Livrarias Brasileiras, o estrondo incontinentemente já era colossal, visto que, as mesmas já atravessavam uma crise expressiva, provocando o fechamento de algumas livrarias pelo país e conjuntamente queda das vendas das principais, como as Livrarias Cultura e Saraiva. Tendo em vista um caminho de mão dupla, o cenário também tem afetado muitos leitores, fieis ao hábito incansável de ir em livrarias.
O isolamento social tem sido mais um revés, na situação que antemão já era crítica. Algumas soluções, embora imprecisas, obrigam as livrarias na busca de alternativas como a Home delivery. O número de livrarias que aderiram a essa ferramenta ainda é pequeno, por possuir como um dos principais problemas a inacessibilidade dos livros, que acabam ficando com preços exorbitantes, devido as taxas de entregas e atrasos pelas empresas de transporte, que também sofrem as consequências pandêmicas. Desta forma faz com que os leitores prefiram por comprar livros digitais.
A companhia Americana Amazon, tem sido um grande pesadelo para as livrarias, visto que, consegue comercializar livros de forma gradativamente acessíveis ao bolso do consumidor, o que vem provocando uma concorrência desleal. Com as livrarias fechadas, muitos optam por comprar livros na Amazon, devido a acessibilidade, onde um livro digital é enviado em seu kindle em questão de segundos e através de uma assinatura conhecida com Kindle unlimited, o assinante pode acessar uma gama de livros, além, de pagar um valor mensal acessível.
Um sinal positivo em meio aos incalculáveis problemas é que segundo uma pesquisa elaborada em nossas redes sociais, estima-se que cerca de 65% dos entrevistados estão lendo mais livros nesta pandemia do que antes. Tal fator aliado a busca de alternativas e criatividades das livrarias podem ajudar.
Amamos ler, adoramos comprar livros em livrarias. Mesmo possuindo pilhas de livros para ler, o prazer em possuir determinado livro fala mais alto. Confesso que é difícil de aceitar, como as coisas estão caminhando pois com essa pandemia os problemas de nossas livrarias indubitavelmente vão piorar!
A leitura possui papel importante na vida das pessoas, além de propiciar sensações variadas. Muitos preferem ler o livro no formato digital em determinada particularidade e o livro físico em outra. Ambas fornecem o mesmo grau de entendimento. Presumo que ambos sempre continuarão existindo, mas independente do formato do livro o hábito da leitura é de suma importância para o desenvolvimento da pessoa.
Escrito por Crisberg Luan - @crisberglm

Postar um comentário

0 Comentários