Literatura brasileira: As pedras no caminho



A última palavra do último capítulo ficou perfeita. Na sequência você coloca o ponto final e depois digita a palavra fim. Mas engana-se quem acha que o trabalho de um escritor termina aí. Isso é só o começo de longo caminho que ele vai trilhar até alcançar o sucesso e principalmente, encontrar seu público alvo. No momento, o que ele tem nas mãos é apenas um manuscrito, que durou um bom tempo desde a primeira palavra até aquele dia em que ele finaliza o texto, que além de ser escrito foi revisado e concertado durante toda a trajetória.

      Pronto, o próximo passo é mandar para uma editora e esperar que eles aprovem seu projeto. Conseguir um contrato bacana e sucesso! Mas, na realidade não é assim que acontece. A partir desse momento ele vai ter que exercitar a paciência e controlar a ansiedade. O primeiro passo antes de qualquer atitude, ou de mandar seu trabalho para alguém é registrar ele na Biblioteca Nacional. Ai sim, você envia para as editoras. Na melhor das hipóteses você consegue editar seu livro. Na sequência segue o dia do lançamento e todos esses tramites. Pronto, seu livro está editado, seus amigos e familiares te dão o apoio necessário e comparecem na sua festa de lançamento. Chegou a hora de enfrentar o maior dos Gigantes, o mercado literário. Então, uma boa dose de paciência vai ser necessária para você chegar onde realmente deseja.

      Infelizmente o escritor do gênero de fantasia nacional vai ter que medir forças com algo muito ruim, que tem o nome de preconceito. Muitos escritores não emplacam por que quando ficam frente a frente com esse dilema, não sabem como enfrentar. Os livros da modinha estarão diante dos seus olhos, os Best-sellers nas livrarias. E o seu? Você se pergunta. Além do que, existe também o mercado que não acredita mesmo que um escritor genuinamente brasileiro tenha capacidade para abordar temas do seguimento. E para piorar as coisas, às vezes nem sua própria editora te dá o valor ou o apoio necessário. Agora se você ficar parado esperando e com medo, não conseguirá sair de lugar nenhum e muito provavelmente será mais um célebre anônimo. E por fim as pessoas perderão por não descobrirem todo o seu talento.

      O grande segredo para seguir em frente é não olhar os problemas e ir desbravando o mercado com suas próprias armas. Nos dias de hoje temos as redes sociais que são de grande valia. Procure ir fazendo alianças e vá abrindo caminho. O mercado às vezes não te estimula, mas o verdadeiro estímulo, tem que partir de você. E tem mais, sucesso não se consegue sem trabalho.

Os senhores das sombras - O legado de Lilith (Obra do autor)

https://loja.umlivro.com.br/os-senhores-das-sombras-o-legado-de-lilith/p

    


Ricardo Netto (Escritor de fantasia universal)






Postar um comentário

0 Comentários