Nós [Resenha Literária]


  David Nicholls é um célebre autor nascido na Inglaterra, conhecido por sua obra ‘’Um Dia’’, best-seller mundial, com mais de 400 mil obras vendidas no Brasil. 'Nós' foi a primeira obra que li do autor e é notório a escrita muito bem apresentada e definida por cada personagem marcada por suas singularidades.

  Este livro narra a história de Douglas Petersen e Connie, que se conheceram no fogo da juventude e viveram uma relação estável, com um filho jovem e rebelde chamado Albie.  Atualmente, esta relação familiar não se encontra no melhor parâmetro, de tal forma que Connie, no meio de uma noite pede divórcio ao seu marido. Desde então, a vida infeliz, porém maluca do casal muda completamente. 

"Acho que nosso casamento já deu o que tinha que dar. Acho que quero me separar de você."




  Douglas compreende a opção da esposa em querer se descobrir, por outro lado, mesmo Connie estando disposta a terminar não foi capaz de se tornar um impasse para que a viagem cotidiana de férias fosse suspensa. Ademais, Douglas estava convicto em transformar aquele momento em família na maior e grande viagem de suas vidas. Dessa forma, ele não aceitava deixar as pessoas que amava irem embora e muito menos observar sua esposa fazendo planos que não o incluía.

"O fato era que eu amava a minha mulher de tal forma que achava impossível expressar, de modo que raramente o expressava."

  O desejo de uma viagem renovadora será inesquecível para a tentativa de resgatar alguma dignidade ou até mesmo o amor de sua amada. "Os hotéis estão reservados, os ingressos, comprados, o roteiro, definido. O que poderia dar errado?" Uma viagem caracterizada por recomeços, amor, confiança e uma inconcebível esperança de ascender o fogo do que já se apagou.



"Há um ditado, citado em uma canção popular, que diz que se você ama alguém, deve libertar esta pessoa. Bem, isso não passa de um disparate. Se você ama alguém, se prende a esta pessoa com pesadas correntes de metal."

"Nós" foi um livro intenso, cheio de dúvidas e desencontros ao longo da narrativa e dos acontecimentos. Este não foi a minha melhor leitura, mesmo sentindo que os personagens foram interessantes, com características singulares e o texto fluindo bem. Entretanto, o final aberto se tornou uma excelente jogada para uma leitura cheia de incertezas, se tornar um ponto de esperança.

ONDE COMPRAR:

Postar um comentário

0 Comentários