Uma Longa Jornada [ Resenha Literária ]


Uma Longa Jornada é um romance, foi escrito por Nicholas Sparks, que é um autor que tem obras traduzidas para 50 idiomas e já vendeu mais de 90 milhões de exemplares no mundo todo. Acredito que você o conheça, por conta da suas diversas obras; O Melhor de Mim, O Casamento, À Primeira Vista, O Guardião, Um Homem de Sorte, Dois a dois, Querido John, etc. Este livro apresenta um romance dramático, e foi publicado pela Editora Arqueiro.

Ira Levinson tem 91 anos, mora na Carolina do Norte, perdeu sua esposa a 9 anos e tem sérios problemas de saúde. Após sofrer um terrível acidente de carro, ele percebeu que seu tempo estava sendo contado, havia algo que ele gostaria muito de fazer, algo que sempre fez desde 1956. Mas ileso dentro de um carro quase coberto pela neve, ele começa a ver imagem de Ruth, sua amada esposa falecida, e relembrava momentos únicos e pessoas marcantes. Ira tinha consciência de que uma grande tradição estava chegando ao fim, e sofria com a incerteza de que talvez não tivesse chance de despedir. 

'' - Então quero que ouça o que estou lhe dizendo, Ira - continua Ruth, mal contendo sua impaciência. Ela se inclina para a frente. - Nunca, nem uma vez sequer, me arrependi de termos nos casado. Você me fez feliz e me fez rir e, se eu pudesse fazer tudo de novo, não hesitaria. Olhe para a sua vida, as viagens que fizemos, as aventuras que tivemos. Como seu pai costumava dizer, nós partilhamos a mais longa jornada, essa coisa chamada vida. ''




Sophia está na universidade estudando história da arte. Tinha terminado um relacionamento há algum tempo, mas o seu ex parceiro não aceitava muito bem o término. Foi convidada, por sua amiga, a ir a força para a festa do celeiro, mas ela precisava admitir para si mesma, que sua amiga tinha razão, ela precisava realmente sair e esfriar a cabeça. '' Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins.''

Que é um jovem caubói, que ama a calmaria de uma fazenda e é conhecido mundialmente por conta dos rodeios que participa, sendo um dos melhores.  Depois de um bom tempo sem praticar ou montar um touro, Luke sem muita opção, resolve voltar a ativa. 

Sophia e Luke passam a conversar e dividir momentos, risadas, brigas e conversas. Nos poucos meses em que se conheceram, o envolvimento deles começou a evoluir para algo mais profundo. '' Ira e Ruth, Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir ''




'' Entendo que o amor e a tragédia andam de mãos dadas, porque não podem existir sozinhos, mas ainda assim me pergunto se a troca é justa. ''

Neste livro temos narrações diferentes e momentos distintos, o texto flui bem, a leitura não é cansativa e foi bem estruturada, trazendo personagens interessantes, bem desenvolvidos e com características diferenciadas. 

O final me surpreendeu, é muito surreal o Nicholas escrever tão bem uma história que no início temos a impressão de ser confusa, mas que no final o destino dos personagens se ligam de uma maneira espetacular. Eu gostei desta obra e da mensagem que ela passa '' mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida. ''  


Lidos 2019: 2

ONDE COMPRAR:

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi, tenho apatia aos livros do Nicholas, toda vez que pegava um dos livros dele pra ler, eu via que enrolava demais, a história demorava pra acontecer... Mas sei que o problema está comigo, ele é tão famoso! As histórias dele são boas, só não consigo ler haha Achei bem interessante esse em especial. É bem incomum unir esses personagens e confesso que me ganhou quando li que tinha calbói haha

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir