Qual é o Sabor de Cada Livro?


O número de leitores e livros vendidos vêm crescendo a cada ano, o que estimula o mercado editoria a sempre buscar por inovações, tendências e aumentar a quantidade de obras a serem publicadas, seja em formato físico ou em e-book.

Segundo pesquisa feita pelo Ibope, sob encomenda do Instituto Pró-livro, o número de leitores no Brasil subiu seis pontos percentuais entre 2011 e 2015, o que equivale a 104,7 milhões de leitores, cerca de 56% da população brasileira. E a tendência, de acordo com especialistas, é que este percentual cresça cada vez mais.

Não apenas o brasileiro, mas o mundo está adquirindo, gradativa mente, o habito da leitura. Os gêneros literários dentro do mercado se tornaram mais diversificado, o que ajudou neste crescimento de leitores, já que dessa forma fica mais fácil ampliar o interesse e encontrar o livro com o estilo que mais apetece. Quanto maior for a diversidade, maior é a abrangência e as chances de agradar um público seleto, por exemplo.

De qualquer forma, homens e mulheres, crianças, adolescentes e adultos estão lendo mais. E para deixar essa leitura ainda mais gostosa, a autora de Conto de Dragões, Fabi Zambelli, traz algumas dicas gastronômicas que vão alegrar as papilas gustativas, enquanto os apreciadores degustam um bom livro!

Para isso, ela fez uma lista com cinco obras – dentre as mais lidas no Brasil em 2016 – e as relacionou com alguns pratos saborosos.

1. Como eu era antes de você

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar mito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua

amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sal vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Sobremesa: O enredo deste livro é algo doce com um toque azedo. Há momentos de extrema ternura, que faz nossos corações transbordarem de amor e palpitarem, no entanto, todo esse carinho ás vezes começa ou acaba em acontecimentos cítricos, que nos arrebatam o fôlego, arrancam o nosso chão e nos fazem repuxar uma careta na face.

Além disso, a trama é singela e simples, nada extremamente composto e complicado, contudo, essa elaboração tão modesta não deixa de ser totalmente arrebatadora! A leitura até pode ser “simplória”, mas nos prende do começo ao fim, com sorriso e lágrimas!

Por causa disso, a indicação culinária para se degustar enquanto se lê a obra de Jojo Moyes, é uma bela Torta de “Smetannik” com Leite Condensado! Este prato consiste em uma sobremesa de nata azeda com um toque de doçura. É um prato surpreendente e simples, algo simples de ser preparado, porém, delicioso! Com certeza, a leitura vai ficar ainda mais especial se acompanhada com esta torta e uma boa xicara de chá de erva cidreira.

2. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

Sobremesa: Este livro é diferente de qualquer outro da saga de Harry Potter, porém, nos leva a um momento do passado de forma indescritível. Vivemos reviravoltas com os personagens de uma forma única e inusitada, que apenas a inexperiência de um jovem bruxo pode causar. Mas, de qualquer forma, independente dos resultados, cada ponto do enredo nos faz ter uma sensação de nostalgia, com um mix de sentimentos que apenas o universo mágico de J.K. Rowlling pode nos oferecer.

Por isso, uma das melhores indicações para se comer enquanto lê, é um delicioso Bolo de Cenoura com cobertura de Chocolate e recheio de Brigadeiros! Essa é uma sobremesa bem nostálgica, gostosa e com um diferencial da que costumávamos comer na casa da vó ou da mãe: os brigadeiros no meio da massa. É praticamente a junção de duas receitas gostosas que muita gente normalmente gosta de lamber os dedos depois de comer.

Ou seja, é ideal para esse livro! Pois aqui, vemos a junção de duas épocas em um único enredo com os personagens que a maioria conhece e acompanha desde muitoooo tempo! Com total certeza, ler esse livro enquanto come essa sobremesa, acompanhada de um belo leite com canela e cravo, é ter uma experiência mágica!

3. Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em 'O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares', um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.

Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.

Sobremesa: Para este livro tão singular e peculiar, o doce recomendado é o Ponczki! É uma típica sobremesa da Polônia e se assemelha ao nosso Sonho de padaria, a diferença é que ele não é cortado para ser recheado. A massa dos bolinhos é recheada ainda crua e depois frita com o recheio dentro, o que deixa tudo muito gostoso e diversificado, já que cada bolinho pode ter um recheio diferente.

Justamente por essa obra possuir um enredo tão doce e, ao mesmo tempo, tão diferente, essa sobremesa polonesa acabou servindo como uma luva! Cada bolinho pode ser tão singular quanto o outro, assim como os personagens. E, além disso, o pais de origem acaba nos lembrando de uma certa guerra, a qual também é muito mencionada em um certo livro. Não é?

Experimente comer um bolinho, enquanto toma um delicioso chá de gengibre com laranja, lendo a obra de Ransom Riggs. Vai experimentar algo totalmente diferente e de outra dimensão!

4. A Coroa

 A herdeira, o universo de A Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria Seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… E agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil — e importante — do que esperava.

Sobremesa: Este livro possui uma delicadeza coberta de “girl power”, realeza e corações acelerados! Ele é doce e, ao mesmo tempo, viciante. Segue o mesmo ritmo dos anteriores e te faz querer mais.

Por estes motivos, o doce que provavelmente mais combine com a obra seja o famoso Petit Four! Pois, assim como nossos personagens, cada uma dessas bolachinhas/ biscoitos adocicados, possui o seu diferencial! Essa é uma sobremesa que pode ser preparada de diversas formas e em todas elas, independente do quanto você coma, nunca parece que é o suficiente!

É doce, porém não enjoativo. E quem já comeu um, sabe o quanto é gostoso! Você pode ir a um café da tarde e assim que se deparar com um Petit Four, saberá que é bom antes mesmo de colocar na boca. Algo que acontece com as obras de Kiera Cass! Portanto, é altamente recomendado que coma uma caixa desse docinho, enquanto lê o livro e toma um gostoso chá de rosas com baunilha.

5. Prometida

Sinopse: Elisa Clarke anda um pouco entediada. Seus dias parecem iguais e os bailes há muito deixaram de trazer algum prazer a ela. Não que seja uma surpresa, pois sempre que ela está presente os eventos se tornam um desastre! E é injusto, já que ela foi uma boa moça a vida toda. Nascida em uma das famílias mais influentes, a jovem aprendeu desde pequena a respeitar as normas sociais e se manter longe de escândalos. Na única vez em que ignorou uma dessas regras acabou noiva. E foi apenas um beijo, ora bolas! Um beijo com o qual Elisa fantasiou desde que conheceu e se apaixonou irrevogavelmente pelo belo e gentil jovem médico e que, como acontece nos contos de fadas, mudou sua vida para sempre. Mas não da maneira que ela esperava.

Como consequência, agora está prometida a alguém que a despreza tanto que preferiu viver em outro continente. Tudo o que ela deseja é que as coisas permaneçam assim. Mas Elisa não sabe que seu noivo está a caminho do Brasil, e ela terá de enfrentar o homem cujo coração um dia se viu forçada a partir. Destinados a ficar juntos, mas separados por seus corações, eles se envolverão em uma sinuosa dança marcada por segredos, mágoas do passado, intrigas e uma arrebatadora paixão que colocará em perigo não apenas seus sentimentos, mas a vida de ambos.

Sobremesa: Essa obra possui uma trama doce e, ao mesmo tempo, picante! Ela nos leva para altos e baixos que nos tiram o fôlego e nos deixam exasperados para saber o que irá acontecer ao nosso par romântico predileto!

É difícil não ler nenhum livro da obra sem lembrar de açúcar e pimenta. E não é só com o enredo, não. Os personagens também são assim! Ora são sonhadores e cálidos, cheios de doçura. Mas em outros momentos, são arredios, nervosos e fogosos, com temperamentos ardidos e inquietos. E é justamente por isso que a melhor indicação de sobremesa é uma Taça de Chocolate Picante com Morangos!

Essa é uma sobremesa bem simples, porém DELICIOSA! Ela possui a doçura do morango, o apimentado no chocolate e o paraíso quando alcança o nosso paladar. É uma junção de sabores que dá muito certo e acompanha muito bem a leitura da obra de Carina Rissi! E se quiser deixar tudo ainda mais especial, pode beber uma taça de espumante ou um refrigerante de limão com um toque de groselha.

E é com essas dicas que a escritora Fabi Zambelli tenta deixar ainda mais especial e gostosa a arte de ler.

Se aventurar em um livro é muito mais do que simplesmente devorar as palavras, é interagir com personalidades, desbravar universos inusitados, compartilhar o sonho de alguém. Você aprende, vive e vivência. Por isso, é importante deixar esse momento tão especial ainda mais excepcional com pequenos detalhes que apenas o leitor pode agregar à leitura. 



Obra da autora:

Sinopse: Mariane, uma jovem universitária no auge de seus 20 anos, tem uma vida pacata e comum. Desde pequena ela sonha com criaturas místicas e sobrenaturais. No entanto, esses sonhos começam a ficar cada vez mais reais. A rotina que ela conhecia é completamente abalada quando um garoto misterioso entra em sua vida. O nome dele é Andrey, e parece ser perigoso – não que isso realmente importe para Mariane, já que ela se sente cada vez mais atraída por aqueles olhos verdes e profundos. Quando Andrey resolve abrir o jogo e revelar quem realmente é, o mundo da garota vira de cabeça para baixo e ela se vê envolvida numa guerra sobrenatural, na qual parece ser a chave da vitória dos dragões sobre os giants – criaturas místicas das quais, até então, ninguém ouvira falar. Mas há mais mistérios ao redor de Mariane do que ser simplesmente a “arma secreta”. Dragões e humanos precisam se unir para vencer um inimigo em comum. E em meio ao caos surge um amor improvável. Sangue e vermes.

ONDE COMPRAR OS LIVROS CITADOS: 


Postar um comentário

0 Comentários