Primeiramente, é notório o quanto as obras voltadas para o público infantil se faz importante para jovens e adultos. Um bom exemplo é como o clássico ''O Pequeno Príncipe'' que foi escrito pelo célebre autor Antoine de Saint-Exupéry, se tornou uma leitura obrigatória e mundial. Mesmo sendo uma obra escrita por um adulto, esse livro se faz relevante e se remete às crianças, caracterizada por uma história mágica e ''aparentemente infantil'' capaz de comover a todos que leem. Claro, não somente a história desse jovenzinho acarretou bons ensinamentos para os adultos, mas também ''Alice no País das Maravilhas'' pode ser vista por meio de diferentes interpretações e traz grandes ensinamentos para todas as idades.
Além de várias interpretações e reflexões acerca de bondade e dos mistérios infantis, os livros destinados a crianças podem acarretar até mesmo momentos horrendos para os adultos, e pensando nisso, resolvemos separar três livros infantis que podem assustar até os adultos!!
1- Coraline, de Neil Gaiman: A história maravilhosamente perturbadora começa de uma forma bastante inocente: Coraline se muda para uma nova cidade e se sente sozinha, ignorada por seus pais. No entanto, em um dia, a pequena Coraline descobre uma porta em sua casa que a transporta para um universo paralelo. Durante as suas viagens ao “outro mundo”, as coisas que antes eram maravilhosas começam a se tornar assustadoras: olhos a serem costurados, aranhas gigantes, mãos cortas e muitos momentos tensos, mas é claro que essa obra teria também uma moral: cuidado com o que se deseja!
2- Struwwelpeter, de Heinrich Hoffmann: A coleção alemã de “contos de advertência” entrou para a história junto aos livros infantis mais temíveis. Além das histórias assustadoras, as ilustrações retratam atos violentos, como uma criança perdendo o dedo e outra pegando fogo, o livro descreve o que, supostamente, poderia acontecer a uma criança que se comporta mal.
3- O Chamado do Monstro, de Patrick Ness e Siobhan Dowd: No livro, ela conta a história de Conor, um garoto de 13 anos de idade que está tentando se acostumar com o diagnóstico de câncer de sua mãe. Ele tem pesadelos recorrentes em que é acordado por gritos. Uma noite, um monstro aparece em sua janela com alguns ramos na mão e faz um acordo com Conor: ele vai contar ao jovem três histórias se, no final, Conor compartilhar a sua própria história. O monstro torna a aparecer todas as noites, exatamente à 00:07. No início, a narrativa parece inofensiva, mas, eventualmente, Conor passa a agir de modo estranho, quebrando objetos e entrando em brigas na escola. Tudo acontece enquanto ele está sob posse do monstro.
0 Comentários