It - A coisa [Resenha literária]

Desde que entrei no mundo dos livros, tinha vontade de ler o tão famoso livro ''It -A Coisa'', e hoje, finalmente com esse desejo realizado, venho trazer para vocês a... Nem sei se o que vou fazer é uma resenha ou uma expressão do carinho que senti ao ler essa obra, mas vamos lá.

Resumidamente, It vai contar a história de um grupo de crianças que vivem na pacata cidade de Derry. Em 1958, um verão que poderia ser legal e tranquilo como de costume, acabou se tornando assustador, pois eles iriam enfrentar pela primeira vez a Coisa. Tudo se iniciou com a morte do George, irmão de um dos integrantes desse grupo, o Bill. Com muita coragem e união, as crianças finalmente combatem a Coisa, porém não tinham tanta certeza que a coisa teria ido de vez, por isso, fizeram um pacto onde prometeram que se a coisa retornasse um dia, eles iriam se juntar para combate-la novamente. Em 1985 cada um dos integrantes do grupo recebeu um ligação, que tinha o propósito de informa-los que a maldita Coisa havia retornado, e como prometido, todos se reuniram na pequena cidade de Derry onde viveram toda a infância para tentar vencer o Pennywise.

O grupo de crianças que embarcam nessa batalha, também é conhecido como o clube dos otários. São no total, sete crianças, sendo elas Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly. Como o próprio nome já diz, esse não é um grupo de crianças tão comum assim, cada um carrega consigo uma singularidade. A construção dos personagens na obra é incrível, o que faz com que você se sinta ainda mais mergulhado na história. No início você se sente um pouco perdido, pois afinal, são muitos personagens, mas a partir de um ponto é possível identificar um personagem por suas falas, ou até sentimentos já que os conhece perfeitamente e profundamente.

É um monstro - disse Richie com voz séria.- Algum tipo de monstro. Algum tipo de mostro bem aqui em Derry. E está matando crianças."

Agora que já falei das crianças, porque não falar um pouco sobre o que tanto os aterroriza? Estou falando da Coisa, que também pode ser chamada de Pennywise, ou até de Robert Gray. Pennywise, ao contrário do que muitos acham, não é um palhaço, mas sim um ser sobrenatural e maligno que pode ter infinitas formas. Qual é o seu maior medo? É no que você tem mais medo que a Coisa vai se transformar, pois afinal, é do seu medo que ela se alimenta. Durante a leitura, podemos ver a Coisa em diversas formas, como uma múmia, como uma aranha, como um leproso entre outras diversas. A forma de palhaço, é a mais utilizada pela coisa, já que as suas vítimas são na maioria das vezes crianças, e as crianças costumam ter medo de palhaço. 

"Escritas na parte de dentro da geladeira, com sangue secando, havia as seguintes palavras: 

                 PAREM AGORA ANTES QUE EU MATE VOCÊS TODOS

                        É UM CONSELHO DO SEU AMIGO 

                                  PENNYWISE"

Não menos importante, temos o local onde tudo se desenrola, sim, estou falando de Derry. No decorrer do livro o King diz muito sobre essa cidade que acaba se tornando um ''personagem''. Derry é uma pequena cidade no Maine onde desaparecimentos já são comuns, e a taxa é seis vezes maior que a média nacional. Alguns acreditam que são desaparecimentos comuns, mas poucos sabem que o motivo de tanto horror é o Pennywise, que faz uma visita a cidade de 27 em 27 anos.

"Ainda tenho medo da coisa, acho que todos nós temos, mas a Coisa também tem medo de nós. Pra falar a verdade, acho que a Coisa está com muito medo."

Após ler o livro, muitas pessoas me perguntaram: Você sentiu muito medo? Tem muito terror? E a minha resposta é: não. Claro que houveram momentos onde eu ficava apreensivo e com muito medo, principalmente em cenas que tinham a presença da Coisa. Entretanto, o foco desse livro não está no terror, e sim na relação de amizade entre os amigos. Diz muito sobre o medo, e ainda sobre como vencer o medo através do amor e da união que a amizade proporciona.

Também ouvi bastante as seguintes perguntas: Não é muito grande? Não é repetitivo? E mais uma vez, a minha resposta é não. Antes de ler, sempre tive medo do livro por conta do tamanho, tinha medo de abandonar a leitura, porém decidi encarar esse medo, assim como as crianças fazem para lutar com a Coisa. O livro é realmente muito grande tendo as suas 1101 páginas, mas a minha leitura foi super fluida, acho que principalmente por eu ter mergulhado na experiência, me apaixonando pelos personagens, e ainda me encantando com a escrita do mestre. O livro foi escrito com muitos detalhes, o que pode incomodar algumas pessoas, mas esse não foi o meu caso.


Essa foi a minha primeira leitura do autor, e sem sombra de dúvidas vou ler outros livros dele. A forma como o King desenvolve o livro é impecável. A construção dos personagens é perfeita, não é atoa que eu me senti como um membro do clube dos otários. Uma das coisas que mais me encantou no livro, foi a forma que ele conduziu as duas linhas temporais (1958-1985). Em um momento eu estava em 1958 com as crianças, e quando eu menos esperava já tinha viajado para 1985 com o grupo adulto. Isso ocorre de uma maneira tão perfeita que eu nem sei expressar. It é uma obra que fala sobre amizade, sobre o medo, sobre a união, sobre o racismo, bullying, violência doméstica e muito mais. Ficou claro que eu adorei a escrita do autor. 

Confesso que é difícil falar de uma obra tão grandiosa. São tantas informações que nem consigo mostrar tudo. It se tornou o melhor livro que já li até hoje e Stephen King tem tudo pra se tornar o meu autor preferido, inclusive já estou lendo um outro livro dele. Por fim venho dizer a vocês que o que falei aqui é uma amostra do que o livro realmente é, e para conhecer realmente a história, sugiro a vocês que  leiam este leiam este livro, pois ele é incrível e vai te surpreender.

Postar um comentário

0 Comentários