Estilhaça-me [Resenha Literária]



 " - A risada surge com a vida - [...] -Eu nunca estive viva antes."

Publicado no ano de 2018 pela editora Universo dos livros, Estilhaça-me é uma envolvente história escrita pela autora Tahereh Mafi sendo a obra o primeiro livro da saga.

O mundo estava sem recurso, por medo a população colocou o Restabelecimento no controle, cidades e povoados sendo governados por um grupo de grande poder, a população teve as suas casas destruídas, a pouca vegetação que tinha  e animais que ainda viviam ali foram sendo aniquilados e o mundo agora se encontrava devastado sob o poder do Restabelecimento.

Em "Estilhaça-me somos apresentados a personagem principal a jovem Juliette que quase não presenciou a destruição causada pelo temido restabelecimento, afinal ela está há  264 dias aprisionada, seus únicos passa tempos na pequena "cela" era uma pequena janela e um simples caderno no qual ela escrevia os seus  mais intensos pensamentos. Destruição, morte e tristeza era o que cercava Juliette que descobriu da pior forma possível  que com apenas um toque ela poderia matar uma pessoa.  Depois de tanto tempo trancafiada Juliette já sabia o horário, da comida do banho, mas tudo começa a mudar quando ela recebe um companheiro de quarto, Adam aos poucos foi ganhando a confiança da jovem, mas ela sabia que conhecia aqueles olhos Azuis escuros e que nunca os esqueceu.

É um livro intenso, a forma como a narrativa da personagem é descrita deixa a leitura eletrizante, mas com o passar das paginas fica um pouco repetitivo em muitos momentos é como se o leitor realmente estivesse na cabeça da personagem e ela ficasse repetindo as mesmas palavras e frases a todo momento, achei durante a leitura que  alguns acontecimentos na história foram descritos de maneira acelerada demais, deixando varias "lacunas" durante a leitura. O universo e os personagens criado pela escritora é surpreendente, mas foi pouco explorado.

É valido ressaltar que a escritora conseguiu trazer aos leitores diversos assuntos importantes de maneira dinâmica, elencando ainda diversas reflexões importantes e ensinamentos. Ademais, recomendo a leitura para aqueles que curtem uma fantasia, mas principalmente para os que são fãs de uma agradável distopia.

Você já leu ou sentiu vontade de conhecer essa obra?

Postar um comentário

0 Comentários