Suicidas [Resenha Literária]


  O que dizer sobre "Suicidas"? Este foi um livro de estreia do autor nacional Raphael Montes relançado pela editora Companhia Das Letras em uma edição muito bonita. Antes de falar um pouco sobre a história do livro eu vou contar como foi a minha experiência de leitura. Suicidas despertou em mim durante a leitura, os sentimentos mais bizarros possíveis, tive medo, raiva, fiquei surpreso, de fato, um mix de emoções. Um livro realmente perturbador que trata de assuntos muitos sérios e que vale a pena ser lido.

Um grupo de 9 jovens do Rio de Janeiro foi encontrado morto no porão do sítio de um deles, e tudo indica que eles estavam lá reunidos para um perigoso jogo de roleta russa. O que motivou os jovens a fazerem isso? Essa resposta só poderia ser obtida por meio de uma investigação, e uma detetive decide reunir as mães dos jovens para tentarem solucionar o caso de uma vez por todas e descobrir o que realmente ouve naquele terrível dia.

O livro tem três linhas narrativas, essa é uma característica diferente e muito bem utilizada pelo autor. Uma das linhas narra acontecimentos da vida dos jovens, antes de tudo acontecer, e essas informações estavam em um diário escrito pelo Alessandro. A outra linha é um diário onde o Alessandro, que estava presente, escreveu tudo o que estava acontecendo na hora do jogo até quando ficou vivo. A terceira linha narra uma reunião feita com as mães e a detetive que foi realizada para ler os diários e tentar compreender todos os acontecimentos.



Um livro realmente surpreendente. Fiquei preso na história de uma forma que nem imaginava. Confesso que a linha narrativa que mostrava a reunião com as mães às vezes era menos interessante, entretanto eu sabia que no próximo capítulo qualquer coisa poderia acontecer, até mesmo o que eu nunca imaginaria. Pra completar, o final da história me deixou em completo estado de choque. Um livro muito inteligente, muito intrigante e perturbador. Indico muito para pessoas que já gostam desse gênero ou até mesmo para quem quer sair da sua zona de conforto e conhecer um novo estilo.

Postar um comentário

0 Comentários