A Igreja do Diabo [Resenha literária]

Machado de Assis é atualmente considerado o maior e mais universal escritores brasileiros, sendo conhecido em diversos gêneros e formatos literários, que vão do romance, conto, poesia à crônica... mas é claro que, pela sua grande reputação e a sua aclamação como clássico, não faltaria a ele as narrativas de terror. Sendo cabível destacar ''A Causa Secreta'' como um dos contos mais cruéis de toda a sua escrita, pois ''trata-se de um dos retratos mais puro horror sem a necessidade de apelar ao sobrenatural. Bastou a Machado de Assis apenas falar a realidade.''

Diante disso, e adentrando mais para a escrita de um renomado e aclamado escritor brasileiro, eu trouxe para vocês um pequeno comentário do conto ''A Igreja do Diabo'' que está presente na obra ''Medo Imortal'' no qual, apresentam contos que evocam o sobrenatural, apresentam monstros, descrevem atos de psicopatas, dão o testemunho de todo tipo imaginável de atrocidades concebidas pela mente humana. Produzidos entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século xx, tais textos representam o que de melhor se escreveu nos primeiros cem anos de produção do terror em nosso país.

Primeiramente, com uma escrita de alta performance, Machado de Assis apresenta em seu conto, uma história onde o Diabo gostaria de fundar uma igreja, no qual, todas os sentimentos de luxúria, soberba, preguiça e principalmente a inveja, seriam virtudes primordiais para a sua igreja, afim de cortar toda a solidariedade humana e disseminar as suas ideias.

No entanto, no decorrer da sua experiência de uma igreja com as suas ordens e regras, construindo e consolidando coisas ''contra a lei'' e opostas aos mandamentos de Deus, ele  acaba encontrando pessoas opostas ao seu pensamento, no qual, foi capaz de me levar a  a refletir que a única causa humana.

''A Igreja do Diabo'' é um conto muito rápido de ler lido e compreendido, além de apresentar um bom ensinamento e válido de reflexão. Por fim, recomendo muito para todos que quiserem conhecer mais do conto e a perspectiva do Machado de Assis quanto a fundação da igreja do Diabo. Além disso, é possível ler esse conto em menos de meia hora, ou seja, indicado também para quem deseja sair da ressaca ou até mesmo pegar o hábito novamente da leitura.

  • Vocês já leram esse conto? Já tiveram a experiência de ler histórias de horror escrito pelo nosso célebre autor? 

Postar um comentário

0 Comentários