Como escrever um thriller policial [Opinião]



Fui convidada pelo IG febredelivro para dar dicas para escritores sobre como escrever um thriller policial.

O assunto é vasto e com tantos pontos para serem abordados, pensei em começar pelo básico, ou seja, O que é um thriller policial?

Vamos por partes, como diria um famoso estripador.

O gênero policial, conhecido nos Estados Unidos como Crime Fiction, tem como elemento da história a investigação de um crime. Não é necessário que o crime seja investigado pela polícia. Aqui, cabem investigações de detetives particulares e até de pessoas comuns.

O leitor acompanha o investigador enquanto ele avança nas pistas e chegam na solução do crime juntos. Alguns exemplos de livros nacionais de suspense/thriller policiais são “Eu Vejo Kate 1 e 2”, da autora Claudia Lemes, “Bom Dia Verônica”, de Ilana Casoy e Raphael Montes, e “O Casamento”, de Victor Bonini.

Já o thriller, como a autora Claudia Lemes ensina no Santa Adrenalina, seu guia para escrever thrillers (por sinal, recomendadíssimo para quem quer aprender a escrever um), não é necessariamente um romance policial ou de suspense.

Na verdade, é possível existir thriller de fantasia, distópico, juvenil, o famoso thriller psicológico, etc.

Afinal, o que diabos é um thriller?

O site literaryterms.net define o thriller como sendo um gênero literário, um tipo de filme ou de programa de televisão cuja a principal característica é a indução de fortes sentimentos de excitação, ansiedade, tensão, medo e suspense. É a mídia que emociona o seu público.

Assim, podemos concluir que um bom thriller faz o leitor roer as unhas, não desgrudar do livro, e, consegue o efeito que todos os autores almejam para as suas obras: o famoso “só mais uma página”, que acabam virando 100 e transformam a vítim... oops, leitor, em um zumbi na manhã seguinte.

Neste ponto do artigo, você, autor, já está decidido que é esse o efeito  desejado para as suas histórias, então, como obtê-lo?

            A resposta primária é estruturação. Em um segundo momento trabalhar descrições, ambientação e diálogos de forma que agreguem tensão e emoção à escrita.

Uma dica é estruturar a história com altos e baixos, levando o coração do leitor a bater no fundo da goela e após a descarga de adrenalina, trazer a sensação de alívio e o respiro necessários para a próxima surpresa.

Utilizar plot twists e cliffhangers e iniciar a história com o evento que dá causa à trama são outras dicas para agarrar o leitor. Começar o livro apresentando o mundo do protagonista para só após gerar o conflito é quase garantia de perda do seu público nas primeiras cenas. Outra bola fora é introduzir a história descrevendo o clima - e quem nunca fez isso, que atire o primeiro livro (no curso de escrita da Claudia Lemes é motivo para ir para o “cantinho do pensamento”) -, enfim, um bom thriller já abre chutando a porta.

Que tal começar a arrebentar algumas? 

OBRA DA AUTORA:

Fome por [Iza Artagão] 18+

SINOPSE:

Aos 27, Izzy vivenciou uma experiência que a obrigou a “morrer” e deixar para trás todos aqueles que um dia amou.
Quinze anos depois, enquanto trabalha na Promotoria e acompanha os julgamentos de monstros reais que se valem de erros do sistema para não pagarem por seus pecados, sua intenção de fazer Justiça vai de encontro à necessidade de saciar sua fome.
Uma fome diferente e avassaladora; uma entidade que se não satisfeita cobra um preço alto demais para se pagar.
Enquanto sai à caça, Izzy conhece Arthur, um juiz criminal idealista e virtuoso, que também enfrenta os seus próprios demônios, e o Dr. Canavarro, um advogado de defesa, e o maior canalha que já cruzou o seu caminho.
Até que ponto ela conseguirá ir, sem se tornar aquilo que persegue? 

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