Tudo e Todas as Coisas [Resenha Literária]

 


"Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua."

Em "Tudo e Todas as Coisas" acompanhamos a vida de Madeline é uma garota que possui um doença rara, como ela mesmo relata basicamente ela é alérgica ao mundo. Quando ainda era bebê foi levada ao hospital por uma crise respiratória e foi diagnosticada com IDCG, uma doença grave o que fez com que ela passasse a vida inteira dentro de casa sem poder, ao menos, sentir o vento de uma madrugada fria ou o sol de um dia ensolarado. Por isso, vive totalmente reclusa, desfrutando apenas da companhia da Mãe, de sua enfermeira Carla, na companhia dos seus livros e da sua janela. Contudo, quando um caminhão de mudanças para próximo de sua casa, Madeline conhece seu novo vizinho e depois de vários e-mails trocados percebem que não estava sendo suficiente, com vontade de aproveitar e desfrutar do mundo ela começa a lutar pelas limitações da doença, mas ela pode acabar colocando tudo em risco.

"Tudo e Todas as Coisas" é um livro envolvente, fluído e muito fácil de ler. Um livro sobre recomeços, inseguranças e amor. Essa foi a minha primeira experiência com a escrita da autora Nicola Yoon e durante a leitura percebi que ela conseguiu abordar assuntos delicados com uma delicadeza e leveza, o que automaticamente deixou a leitura dinâmica e descontraída, além disso, ao mesmo tempo muito reflexiva. 

Um enredo diferente que conta com diagnósticos, listas, diálogos dos e-mails e mensagens trocadas e algumas pequenas resenhas de livros antes do inicio de alguns capítulo com spoiler, nesse ponto em especial tomem cuidado, acabei lendo um dos trechos por curiosidade e recebi um spoiler de um livro que eu estava doida para ler, fiquei receosa de receber outro então acabei pulando as outras resenhas. O que me decepcionou um pouco foi a forma rápida de como tudo aconteceu e senti ainda que deveria ter mais algumas páginas a mais para explicar sobre o desfecho inusitado da história, que me surpreendeu demais, pois eu estava esperando um completamente diferente o que me deixou um receosa. Apesar de tudo, continua sendo uma ótima leitura! 

  • Agora me conta, já leu "Tudo e Todas as Coisas"? Se sim, o que acharam da leitura?



Postar um comentário

0 Comentários