“Os crimes ABC” foi escrito pela renomada Agatha Christie, também conhecida como a rainha do crime, parece exagero, porém a autora realmente escreve muito bem. Publicado pela em 6 de janeiro de 1936 “Os crimes do ABC” foi o 9º livro da autora que eu li. Esse e nenhum dos outros livros foram ruins, apesar de eu gostar bem mais de uns que de outros. Agatha traz em seus livros crimes muito bem construídos e com desfechos de tirar o fôlego, por isso, essa leitura foi uma experiência bem diferente e prazerosa. Desde o primeiro momento ao descobrir que o detetive da vez seria o Poirrot eu já imaginei que seria um bom livro.
Neste livro não acontecem um ou dois, mas sim uma série de assassinatos. Crimes aparentemente comuns, não porém, muito mais complexos do que se pode imaginar. O desenrolar dessa trama se inicia quando Hercule recebe uma carta dizendo que irá acontecer um crime em uma determinada cidade e em um determinado dia, mas acaba não levando a carta a sério, pensando que poderia ser apenas um trote. O que ele não sabia, era que o crime realmente iria acontecer. O remetente da carta se identificou como ABC. Após esse crime o detetive recebeu outras cartas. Os crimes seguiam uma ordem alfabética, e sempre na cena do crime se encontrava um guia de trens ABC. Com essas informações embarcamos junto com Poirrot na missão de descobrir quem é o assassino.
Um livro de 258 páginas, curto e rápido. A leitura do livro é bem rápida e objetiva como na maioria dos outros livros da autora, uma história breve mais cheia de detalhes, reviravoltas e emoções. A escrita da autora pode parecer estranha, a princípio, principalmente pela quantidade de personagens e as diferentes formas de tratamento utilizadas para se referir aos mesmos. Agatha consegue construir muito bem a história sem enrolação e sempre nos deixando curiosos para saber o que vai acontecer nas próximas páginas.
Como de costume, a Agatha nos faz suspeitar de todos os personagens. Por fim, não consegui descobrir quem era o criminoso e a missão ficou para o detetive, que conseguiu desvendar de uma maneira brilhante como e quem cometeu o crime. Um caso realmente difícil de ser resolvido, mas Poirrot não é reconhecido pelo seu trabalho atoa, ele realmente é o melhor no que faz, por isso, o assassino se deu mal ao desafiá-lo. Uma ótima opção de leitura pra quem gosta da autora ou se identifica com livros de investigação.
• Agora me conta, já leu “Os Crimes ABC” ou já algo da escrita? Vamos conversar!!
0 Comentários